Considerando a escassez de meios protecção individual e o impacto ecológico do uso intensivo de materiais descartáveis alargado à população em geral, desde Março deste ano dedicamo-nos ao desenvolvimento de um projeto solidário, fabricado em escala industrial e a baixo custo, a Máscara Têxtil Reutilizável.
As máscaras cirúrgicas (Dispositivos Médicos - DMs Tipo I, II, IIR) e os respiradores (Equipamentos de Protecção Individual - EPIs classe FFP1, FFP2 e FFP3), são dispositivos que requerem certificação por Organismos Notificados, pela classe de risco a que se destinam, e é essencial que sejam reservados para contexto hospitalar e de doença. Saiba mais sobre os tipos de Máscara e as Normas Europeias correspondentes.
A Máscara Têxtil Reutilizável Prohome® é uma alternativa eficiente para pessoas saudáveis em contexto comunitário.
Não deve ser usada em contexto hospitalar ou de doença e não substitui a rigorosa observância das regras de higiene e de isolamento social emanadas pela Direcção Geral da Saúde no combate à Covid-19!
Com base em estudos científicos sobre o desempenho de máscaras de tecido, e contando com o apoio de uma comunidade de médicos e farmacêuticos, desde o inicio desenvolvemos um produto inovador, quer pelo recursos a têxteis funcionais, quer pela modelagem ergonómica que se ajusta a diferentes antropometrias faciais. Atualmente, atendendo à demanda, desenvolvemos a versão HR que nos permite atender aos mercados Corporate e Collection, no segmento printed. Para mais informações consulte a Ficha Técnica. As características e as instruções de utilização e manutenção constam igualmente detalhadas no folheto informativo da embalagem unitária.
Se é consumidor consulte os Pontos de Venda abaixo. Se é profissional contate-nos.
Existem noutros países regulamentos específicos para Máscaras Cirúrgicas e Máscaras de Protecção Respiratória( por ex: na China - normas YY0469 e GB2626 ; e nos EUA - normas ASTM F2100 e NIOSH), no entanto, para serem disponibilizados na Comunidade Europeia, ambos devem ser certificados conforme os respetivos Regulamentos Europeus.
A China têm ainda uma norma para “Máscaras Faciais de Uso Único”, a YY/T0969. Em Portugal esse produto tem sido confundido com a Mascara Cirúrgica por ser visualmente similar e ostentar Certificação Chinesa. No entanto, não cumpre com os requisitos mínimos da Norma Europeia EN14683.
*1
Em Julho de 2020 foi publicado o Acordo Técnico Europeu CWA 17553:2020 harmonizando os requisitos técnicos e de segurança essenciais das máscaras comunitárias a nível Europeu. Este documento serve agora de referencial normativo para o fabrico adequado destes produtos quando destinados ao uso social no contexto Covid-19.
*2
A marcação CE nas máscaras comunitárias é proibida. Estes artigos não estão sujeitos a certificação por Organismos Notificados ou Laboratórios. Para auxiliar os consumidores alguns laboratórios acreditados pelo IPAC I.P. podem emitir avaliações de conformidade.
*3
Especificações Técnicas para "Máscaras destinadas à utilização no âmbito Covid-19" Portugal, publicado a 14/04/2020.

Ficha Técnica PH_MTR-FP (ref. D2002V1C1 Projeto Solidário Março 2020)

Ficha Técnica PH_MTR-HR (Collection e Corporate)