GUIA DE TAMANHOS

 

LINHAS DE PRODUTO

Para os que procuram

um produto simples e eficiente. 

Para os que elegem

um produto elaborado nos detalhes.

Para os que desejam

um conforto complementar. 

Para os que valorizam

um produto absolutamente luxuoso.

 

CUIDADOS E MANUTENÇÃO

Todos os artigos Prohome estão identificados por meio de etiqueta interior, referindo a composição têxtil  e as instruções de lavagem.

Aconselhamos sempre os nossos clientes a lavar o artigo recém adquirido, previamente à primeira utilização. Esta primeira lavagem deve ser a frio e em separado de modo a que se possam libertar todos os resíduos remanescentes da produção.

As lavagens seguintes podem ser feitas com roupa de cor semelhante e à temperatura de 40º ou conforme indicação na etiqueta interior.

Não aconselhamos o uso de lixívia ou outros branqueadores óticos, uma vez que estes detergentes são abrasivos e podem danificar a solidez das cores. Alguns cosméticos contém oxidantes que podem igualmente danificar os tecidos caso contatem com estes.

 Lembramos que a higienização das roupas é sobretudo garantida pela engomagem, daí que se torne desnecessário submeter a roupa a lavagens muito prolongadas e a temperaturas demasiado altas. As peças bordadas ou com aplicações delicadas devem ser centrifugadas a baixa rotação e passadas a ferro do avesso.

Aconselhamos ainda a manter as peças guardadas em local seco e ventilado, sem exposição solar direta, e, caso não sejam usadas por períodos prolongados, a lavá-las e/ou areja-las periodicamente.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais as peças de roupa necessárias para vestir uma cama?


A Prohome aconselha a usar um protetor de colchão impermeável, um lençol de baixo ajustável, para que não saia do lugar, um lençol de cima com fronha(s) a condizer, um edredão de enchimento com saco de edredão, para facilitar a lavagem, ou caso prefira, um edredão decorativo. Pode ainda usar uma colcha sob os pés da cama. Deve valorizar tanto a componente estética, quanto o sentimento de conforto.




Quantas “mudas” devo ter?


Quando usada diariamente, a roupa deve ser mudada, pelo menos, semanalmente. Assim, aconselhamos a ter a uso dois a três conjuntos por estação do ano.




O que é um Saco de Edredão, também chamado de Capa de Edredão?


Um saco de edredão, também chamada como 'capa de edredão', funciona de forma semelhante a uma fronha revestindo o miolo interior, neste caso o edredão de enchimento. As vantagens do saco de edredão são várias, nomeadamente a facilidade de lavagem e a possibilidade de variar a decoração a gosto com custos mais reduzidos, pois pode usar o mesmo edredão de enchimento com diferentes sacos de edredão.




O que é um Lençol Ajustável, também chamado de Lençol Capa?


Um lençol ajustável, também chamado como 'lençol capa', é um lençol utilizado para revestir o colchão. Como tem elástico a toda a volta, dificilmente sai do seu lugar garantindo maior conforto.




Qual a diferença entre Fronha e Almofada?


A almofada é o enchimento e a fronha o revestimento que, idealmente, coincide com o material dos lençóis.




Quais as peças de roupa que podem ser lavadas em casa e as que devem ser lavadas em lavandarias profissionais?


Os lençois, fronhas, sacos de edredão e felpos Prohome® são facilmente laváveis em casa numa máquina de lavar roupa comum. Já os edredões de enchimento e os edredões decorativos, quando muito volumosos, devem ser lavados em lavandarias profissionais especializadas, exepto se a capacidade, em kg, da sua máquina de lavar roupa o permitir. Todos os artigos que devam ser lavados a seco têm essa indicação na etiqueta interior.




O que é a Contagem de Fios?


A contagem de fios traduz o número de fios por polegada quadrada de tecido. Modo geral, esta informação ajuda a avaliar a qualidade dos tecidos, permitindo distinguir o quão apertada a tecelagem é. Porém, em termos técnicos, esta informação é imprecisa pois é necessário ter em conta também, quer o número de fios em cada passagem longitudinal (teia) e transversal (trama) dos tecidos, quer a qualidade do fio e a sua equivalência num sentido e noutro. Nas linhas Classic e Premium são utilizados tecidos com 150 fios, já na linha Gold são utilizados tecidos com 200 fios Percal ou 300 fios Sateen.




O que o tecido Percal?


Percal é um tipo de tecido consistente mas leve e macio, construído a partir de fios muito finos e com uma tecelagem muito apertada, apresentando grandes densidades de fio por polegada quadrada. O Percal pode ser 100%Algodão ou combinado Poliester/Algodão. É um material de excelência em roupa de cama, garantindo ótimo conforto e durabilidade.




Qual o Tamanho que devo comprar para o meu colchão?


Quando compra uma peça de roupa para a cama deve ter em mente as medidas do seu colchão: largura, comprimento e altura. Com estes dados pode consultar o nosso guia de tamanhos e conferir qual o tamanho de roupa correspondente à medida do seu colchão. As medidas mais comuns são: casal 160x200x30, solteiro 100x200x25cm.




É possível comprar um tamanho específico, fora dos formatos padrão?


Sim, é possível por meio de encomenda específica. Contudo, a linha Classic apresenta peças avulso cobrindo, praticamente, todos os tamanhos existentes. Pesa ainda que nem sempre é possivel realizar pedidos de tamanhos especificos, pois a prossecução desses pedidos é determinada em função da disponibilidade ou não de matéria-prima e/ou outros recursos.




Devo lavar previamente as peças de roupa antes da primeira utilização?


Aconselhamos os nossos clientes a lavar previamente o artigo recém adquirido. A primeira lavagem deve ser a frio e em separado, de modo a que se possam libertar todos os resíduos remanescentes da produção.




Qual o encolhimento aceitável depois da primeira lavagem?


Considera-se aceitável um encolhimento até 3% relativamente às medidas referenciadas na etiqueta do produto.




O que é o tecido Sateen?


Tal como o Percal, o Sateen é um tecido construído com fios muito finos e de tecelagem apertada. No entanto, o termo remete para o método de tecelagem utilizado - chamado de ligamento em ponto de cetim - que, diferentemente do Percal, oferece além do aspecto consistente e macio num face, um certo lustro/brilho e um toque sedoso na outra face. O tecido Sateen também é conhecido como 'cetim de algodão', pois, embora o seu brilho possa não o parecer, é uma tela feita exclusivamente com os melhores fios de algodão.




O que é o tecido Jacquard?


O tecido Jacquard resulta da combinação das diferentes técnicas de tecelagem, permitindo elaborar desenhos através da criação de diferentes texturas no tecido. O nome advém de Joseph Marie Jacquard, o inventor do tear que possibilita este efeito. Estes tecidos são frequentemente usados em roupa de cama, nomeadamente em hotelaria - o chamado cetim riscas - pois, tal como o Percal e o Sateen, são tecidos consistentes, macios e leves que oferecem suavidade e resistência com um toque de luxo.




Quais as vantagens e desvantagens dos tecidos combinados Algodão/Poliester?


A fibra de algodão é desde sempre conhecida enquanto fibra natural com excelentes propriedades transpiráveis, por isso, no que concerne a roupa de cama, é uma fibra de eleição. Não obstante, quando combinada com o poliester, que é uma fibra sintética limpa, permite a construção de tecidos muito eficientes do ponto de vista da utilização, manutenção e conservação. Se considerarmos que o algodão retém cerca de 50% do seu peso em água, percebemos porque os tecidos totalmente de algodão demoram mais tempo a secar e são mais difíceis de engomar. O poliester, por seu lado, apresenta propriedades anti-ruga e permite uma rápida secagem. Concluimos, portanto, que a combinação destas duas fibras resulta numa complementaridade funcional, garantido tecidos práticos, confortáveis e duradouros, sendo em alguns casos uma opção a considerar.




O que é a Estampagem Digital Reativa 'all over'?


Atualmente emergiram novas técnicas de estampagem que, comparativamente à estamparia convencional, permitem uma maior flexibilidade cromática e qualidade gráfica. Chamamos, comumente, as estas novas técnicas de 'estamparia digital'. Não obstante, existem diversos métodos de estampagem digital e sob diversos 'suportes'. Para estampar em tecidos 100%algodão é conveniente faze-lo usando o processo reativo, para garantir penatrabilidade e durabilidade da cor. Por outro lado, estampar em continuo e a toda a largura das nossas telas, isto é, 'all over', requer máquinas especiais. São estes aspetos que garantem qualidade e diferenciação, ainda que, representem também um custo produtivo mais elevado.